Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2015

ENTREVISTA: Entedeu? (Grindcore - Praia Grande)




SCUM - O Entendeu? está prestes a completar 10 anos (em 2016). Como é para vocês persistir no cenário Grind por tanto tempo? Quais são os prós e contras?
Cara, eu acho que a gente tem um parafuso a menos, por que se o Grind já é complicado no mundo, imagina na Praia Grande onde mal tem apreciador de Rock no geral. Mas é satisfatório e persistimos justamente porque a gente gosta bastante do som que toca, podíamos tentar tocar algo mais acessível e comercial, mas é só isso que a gente gosta e sabe fazer. Claro que o satisfatório é quando você toca em condições legais, com bandas legais e se possível do mesmo estilo, com um feedback positivo da galera, com uma ajuda de custo, o aprendizado, as amizades. O foda é que, apesar de ser um gênero que já existe há algum tempo, ainda é pouco disseminado aqui no Brasil.



SCUM - Como é o cenário independente em Praia Grande e região?

Putz, na Praia Grind praticamente inexiste. Quando a gente começou tinha bastante banda de vários estilos e gigs também. Claro que o Grind sempre ficou na nossa mão e do Summer Saco que o nosso guitarrista toca baixo hoje em dia. O engraçado é que as bandas que tinham mais “oportunidades” devido ao som foram as primeiras a desistir e a gente que toca o que ninguém quer ouvir tamo aí ainda incomodando até hoje. Atualmente em atividade, fora as 2 de Grind, só me recordo do Maldita Ambição que é um HC Crust brutalzão. Mas no restante da Baixada Santista em geral tem muitas bandas de várias linhas e grupos bons de Rap. Tem também o coletivo D-Beach Chaos sempre fazendo eventos que fortalecem bastante o underground caiçara.



SCUM - O último lançamento do Entendeu? é uma compilação extra-oficial com os sons da banda e o tributo ao Agathocles (2014). Quando teremos material novo?Então, a última coisa inédita de verdade que lançamos foi a demo “Matando Emos” em 2009. Devido a vários hiatos e mudanças na formação estamos tanto tempo sem lançar nada novo, mas dá pra esperar algo pro final desse ano ou começo do próximo. Estamos na fase de lapidar os sons novos com um time muito empolgado e comprometido ensaiando pesado há mais de 1 ano pra entrar em estúdio o quanto antes. O formato ainda é indefinido, não sabemos como vamos lançar. Se algum selo quiser apoiar, a hora é essa rs.




SCUM - As músicas de vocês possuem um alto teor de sarcasmo (vide vinhetas) e também são muito críticas em relação a religião, alienação, violência, dentre outros temas. Como é para vocês ver o avanço do conservadorismo dos últimos tempos em nosso país?
Tipo, a parte sarcástica fica só nas vinhetas mesmo, mas nas letras sempre houveram críticas mesmo que escritas de forma irônica ou com títulos chamativos e cômicos. O problema é que o povo já não leva o Grind muito a sério por ser extremo e o vocal difícil de entender, aí interpretam tudo errado. Então deixamos essa parte meio de lado porque o que não falta é inspiração pra letra com tanto conservador em pleno século XXI defecando pelas teclas na rede social um pensamento tão intolerante dos anos 40. É que a sociedade tem como base política e filosófica a mídia elitista que molda o brasileiro a sua maneira e o conduz como peças em um xadrez contra ele mesmo.

SCUM - Vocês poderiam indicar 3 bandas nacionais que realmente ouçam?

Ricardo: Homicide, Hutt, DFC
Spock: Coronhada, Ratos de Porão e Gangrena Gasosa
Edu: Ratos de Porão, Infamous Glory e Sodomizer.
Afonso: Krisiun, Lacerated And Carbonized e RDP.

SCUM - Obrigado pela atenção. Esse espaço é de vocês! Deixem uma mensagem, passem contatos. Aproveitem como bem entenderem.

A banda é que agradece a oportunidade de divulgar nosso trampo e o interesse em saber mais sobre nós. Bom, o Entendeu? tá de volta e sem a mínima intenção de parar de novo. Muito mais maduro, rápido e brutal do que nunca. Novidades infernais se aproximam. Quem quiser apoiar, lançar, convidar pra evento, comprar o merchan que ainda não temos, fazer um elogio ou critica pode procurar a página no facebook https://www.facebook.com/pages/Entendeu/100303616752749?ref=hl ou mandar e-mail para grind_otelo@hotmail.com quem ainda não conhece, seguem 2 links com tudo que já gravamos: https://www.youtube.com/watch?v=_8eiZ1t2KBg https://www.youtube.com/watch?v=4NESNsiZWic Abraço, vlw!

Nenhum comentário:

Postar um comentário