Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2015

ENTREVISTA: Death by Starvation

Há pouco tempo conhecemos o Death by Starvation, banda que existe desde 2012 e apresenta um Black Metal com referências dos anos 90, mas que foge aos padrões do estilo no Brasil (muitas vezes mais teatrais que com qualidade sonora). Ficamos fãs. Confira a entrevista que fizemos com uma das figuras da banda.



SCUM - Vocês se denominam como numerais (as figuras) ao apresentar os integrantes da banda. Qual é o motivo do 'anonimato'?
A banda surgiu como uma experiência para todos os integrantes. Não era algo concreto e que se estenderia por muito tempo. Queríamos apenas criar um disco homenageando a escola do Black Metal do início dos anos 90. E por isso decidimos não atrelar nenhum nome a banda. Seriam apenas figuras passageiras que criaram um disco. Mas aos poucos começamos a gostar da ideia de escrever esse tipo de música e decidimos transformar a experiência em banda. Como já havíamos assinado como numerais, decidimos manter assim.

SCUM - Sabemos que a banda começou em 2012. Fale um pouco sobre o início da Death by Starvation.
O Death By Starvation nasceu com o propósito colocado acima. Apenas para satisfazer o desejo dos membros que sempre estiveram envolvidos em outros estilos musicais e que queriam gravar um disco de Black Metal que soasse como o Darkthrone, Mayhem, Satyricon e Impaled Nazarene já soaram. Em menos de 6 meses estávamos em estúdio gravando o álbum.

SCUM - Como é o público do black metal em São Paulo? Há abertura para o estilo nos festivais?
O público Black Metal de São Paulo ainda é um público fechado, que circula e se envolve apenas dentro do estilo ou de outros estilos mais próximos, como o Death Metal. Todos os membros da banda são pessoas que estão nesse cenário há muito tempo mas que tem uma abertura muito maior para outros estilos. Talvez por isso seja mais natural que o Death By Starvation se envolva em shows com bandas fora do cenário Black Metal. Recentemente tocamos no Black Embers Fest, onde éramos a única banda de Black Metal e tivemos uma ótima recepção do público. Então não vemos problemas em participar como uma banda de Black Metal em um festival que não seja direcionado apenas para esse estilo.

SCUM - Sobre quais temas as letras abordam?
As letras do disco falam sobre a filosofia de Hegesias de Cyrene, um filosofo cínico que estabeleceu a máxima: a verdadeira felicidade (amizade, amor, gratidão e altruísmo, e outros valores que caberiam dentro dessa categoria) é inatingível para o homem, pois este conceito está atrelado a uma moral construída socialmente. Na sua visão, esse código moral é então constituído não em prol da sociedade e da felicidade de seus indivíduos, mas sim de interesses egoístas - mostrando que a felicidade é inatingível, pois é uma falácia. O homem sábio, portanto, não a busca, mas sim a evita sempre que possível.
Com isso, esse filósofo escreve um livro chamado Death By Starvation que em resumo diz que a vida social é uma mentira, tanto a vida como a morte são objetivos igualmente desimportantes de serem buscados (afinal, se todas as noções de bem e mal são socialmente construídas e assim, mentirosas, de que adianta tudo isso não?). Portanto, nada mais claro que as coisas são destituídas de valores, e que a morte tem igual valor a vida. Esse argumento levado a cabo leva a completa dissolução social de forma violenta e suicida.


SCUM - Comente sobre o processo de gravação do full-length (lançado em 2013).
Nós escrevemos as 5 músicas do disco em menos de 6 meses. O II tinha muitos riffs e pedaços de riffs soltos que fomos montando a medida que nos reuníamos. Então foi simples construir e estruturar o álbum. Depois de alguns meses e muitos ensaios, entramos em estúdio para gravar. As letras ficaram todas a cargo do ex vocalista.

6- Obrigado pela atenção. Esse espaço é de vocês! Usem como quiserem.
Muito obrigado pelo contato. Estamos iniciando a construção de um novo trabalho, com novos membros e que deve sair ano que vem. Esse ano lançaremos nosso debut e quem quiser acompanhar as novidades da banda e próximos shows, basta seguir a página a banda https://www.facebook.com/DeathByStarvation.
Abraços.

Mais sobre a banda:
https://www.facebook.com/DeathByStarvation
http://deathbystarvation.bandcamp.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário